terça-feira, 2 de agosto de 2011

Análise de um planejamento da discíplina de Ciências usando os recursos tecnológicos

Autora Lérida de Oliveira
Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental séries finais
Componente curricular: Meio Ambiente
Tema: Manejo e conservação ambiental
Vida e ambiente
Sociedade e meio ambiente
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Identificar a importância da água para a manutenção da vida
- Caracterizar o ambiente de um rio ou de uma lagoa da região do aluno
- Identificar o impacto da poluição na natureza na região do aluno
Duração das atividades: 03 aulas
Estratégias e recursos da aula
software Kword,
O texto “Teste da água limpa” enviados pelo professor via e-mail alunos.
Software Mozilla Firefox
Consulta de palavras no dicionários on line
Aula de – visita a um rio ou lagoa – durante a qual deverá solicitar que os alunos as gravem ou fotografem o local utilizando o software WxCam do netbook.
As imagens ou as fotografias deverão ser comparadas com imagens antigas do local, as quais podem ser localizadas na internet por meio do software Mozilla Firefox ou em outras fontes.
Acessando a internet por meio do software Mozilla Firefox, os alunos deverá visualizar no netbook os vídeos 1 e 2 Poluição da água
A proposta de trabalho elaborada pela professora foi bem diversificada, fez uso de e-mail para enviar o texto antecipadamente para os alunos. Após a leitura e anotações das palavras desconhecidas fez uso do dicionário on- line. Na aula de campo os alunos usaram software WxCam do netbook para gravar e fotografar o local e ainda usou vídeos disponíveis na internet sobre o tema estudado. Acredito que a professora explorou muito bem as tecnologias disponíveis na escola e também fez atividade prática de observação em rios e lagos, sendo assim a aprendizagem torna realmente significativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário